sábado, 18 de abril de 2015

Cinemandoadois #27: Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida, 2013

Um filme indeciso sobre a indecisão,

Clara (Clarice Falcão) é uma jovem que acabou de entrar na faculdade de Medicina, mas que nunca frequentou nenhuma aula, ela não sabe o que fazer da vida. Guilherme (Rodrigo Pandolfo) é atendente de um boliche, onde conhece Clara, ele se interessa pela garota e a ajuda a encontrar um objetivo para sua vida, mesmo a menina não demonstrando nenhum interesse por ele. Temos aqui o filme “Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida”.




Matheus Souza surgiu como grande revelação de diretores brasileiros em 2009, com o longa “Apenas o Fim”. Com apenas dois atores em cena, o filme provou ser diferenciado e surpreendente, vale até a comparação com o incrível “Antes do Amanhecer”.
Após esse sucesso de críticas, Matheus trabalhou em seriados do Multishow e roteirizou “Confissões de Adolescente”. Por isso, eram altas as expectativas para seu novo filme, que surgiu apenas em 2013.



“Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida” tem um interessante tema principal, mas não traz nada de novo. 
O filme discute diversos temas secundários sem aprofundar em nenhum, nem mesmo na própria indecisão da protagonista. Com isso, fica a impressão de que o enredo se perdeu no caminho, enquanto outras questões foram aparecendo. 
Os problemas familiares foram mais aparentes do que a insegurança de Clara. Não que isso desmereça o filme, mas faltou carisma da protagonista para o público realmente se importar. 




Clarice Falcão está apática e desconfortável como personagem central da trama, o motivo de suas dúvidas não convence, até mesmo o embate com sua família parece superficial, apenas um retrato mimado de uma garota que não consegue assumir responsabilidades. 
Contudo, a aparição de Nelson Freitas (Pai da Clara) e Gregório Duvivier (Tio) agregam tons de drama e comédia bastante positivos para o desenrolar da história, ambos entregam boas atuações em interessantes diálogos.
O maior sentimento de cumplicidade fica para o personagem Guilherme, que junta esforços para ajudar Clara, mas sem reciprocidade, já que a garota não consegue satisfazer seus desejos despropositados.


Ainda assim, a discussão sobre a incerteza dos jovens em momentos decisivos da vida, como a escolha da faculdade e profissão, é interessante e importante de ser mostrado, por ser um dos períodos mais emblemáticos da vida.

Matheus ainda pode entregar muito mais para o cinema brasileiro, que são para poucos, apenas para os que não desistem.

Nota: 5 / 10

Informações Gerais
Roteirista: Matheus Souza
No site Adoro Cinema a nota média da imprensa é de 2,3 / 5 e a nota média dos usuários é de 3,5 / 5

Obs1: Com orçamento de aproximadamente R$ 20 mil, baixíssimo até para os padrões brasileiros, a produção foi custeada com recursos do próprio diretor.
Obs2: O filme recebeu algumas críticas negativas, Matheus rebateu "Enfim, tiro um peso das costas. Posso não ter criado um novo fenômeno como Apenas o Fim (que continua ganhando prêmios cinco anos após o lançamento), mas consegui o principal. Além da chance de gravar dois novos longas em 2014, tenho espectadores que se importam.”
Obs3: Foi o segundo filme que o diretor trabalha com o ator Gregório Duvivier.



Nenhum comentário:

Postar um comentário