sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cinemandoadois #10: Boyhood: Da Infância à Juventude (Boyhood, 2014)

Com doçura e sinceridade Boyhood é um filme para se encantar.


O filme segue não apenas o garoto protagonista, mas  todos os outros atores que fazem sua família, por 12 anos, é um dos longas mais demorados para ser produzido, o que explica as quase 3 horas de filme, que nem precisariam de justificativa já que passam quase despercebidas. 

O enredo envolve a vida de Mason (Ellar Coltrane), dos 5 aos 18 anos, um garoto com problemas familiares, inseguranças e descobertas, como é a própria vida mesmo. O filme engloba também os conflitos da mãe (Patricia Arquette), da irmã Samantha (Lorelei Linklater, filha do diretor) e o pai, interpretado por Ethan Hawke.

Dirigido por Richard Linklater (trilogia Antes do Amanhecer) Boyhood conta com um elenco, no geral, desconhecido pela maioria, mas que entrega um trabalho excepcional. Incrível perceber como o menino Mason lida de forma tão espontânea, no mesmo nível, em todo decorrer do longa, mesmo sendo um ator estreante, e Ethan Hawke está muito bom também, mas ele já teve várias experiências com o diretor ao protagonizar seus filmes passados.

A única ressalva que pode ser destacada é a personagem Samantha, que de tão apática, transfere uma interpretação mediana e sem entusiasmo. Contudo, não dá para negar o surpreendente trabalho do diretor, apenas pelo fato de compilar 12 anos em um filme já demonstra sua paixão e dedicação pela sétima arte.


Assim como a direção o roteiro é bem trabalhado, com passagens por longos (e excelentes) diálogos, que são importantes para conhecermos os personagens e nos identificar com cada crise, além de ajudar a entendermos a passagem de tempo, com sutileza e detalhes, sem subestimar quem esta assistindo. 


Os mais distraídos podem pensar que apenas se trata da vida como ela é e por isso não tem clímax, ou é por vezes desinteressante, mas não se engane, Boyhood tem muito a oferecer. Com uma história leve, que te transfere a tempos especiais guardados na memória (principalmente para a geração de 90), o filme impressiona por mostrar conflitos onde nem imaginávamos ser possíveis.

É como rever a evolução de nós mesmos, o que nos faz refletir sobre a própria vida presente e o propósito do futuro. 

Nota: 9 / 10

Obs1: Ao saber que a irmã de Mason é interpretada pela filha de Linklater é quase impossível não pensar que o filme foi realizado por conta dos próprios dilemas que ele lidou como pai.

Obs2: impressionante como o ator Ethan Hawke não envelhece! Até na mãe percebemos a diferença, mas em Hawke quase nada, a não ser alguns cabelos brancos e bigode, que claramente foram técnicas da produção. 

Obs3: A trilha sonora conta com Coldplay e Arcade Fire. Apenas.

Obs4: “I just thought there would be more than this...” Mom 


Informações Gerais

Richard Linklater além de dirigir também é o roteirista do filme
Os usuários do site IMDB deram nota média de 8,5 / 10
No site Rotten Tomatoes o filme tem a maravilhosa aprovação de 99% e os usuários deram nota de 4,4 / 5

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário